Apresentar trabalho, seja como aluno ou como
profissional, tornou-se uma prática corriqueira. Afinal, vivemos em uma sociedade
marcada pelo avanço da tecnologia visual. Uma tecnologia que nos permite tirar
fotos ou fazer filmes em qualquer momento do dia.
No entanto, uma coisa é preparar a apresentação
das fotos do final de semana ou das férias para mostrar para os amigos ou
familiares. Outra, muito diferente, é apresentar para um grupo, com ajuda de
imagens, nosso ponto de vista sobre uma teoria ou um produto.
Praticamente todas as apresentações têm como
objetivo levar pessoas a aderir a algo: pode ser uma ideia, um produto, um
conceito ou mesmo uma mudança de comportamento. Para alcançar esse objetivo a
apresentação – texto e imagens - deve ser conduzida por uma história coerente,
bem estruturada e atraente, capaz de despertar e manter a atenção da audiência.
A sua maneira de pensar e de construir uma
apresentação profissional tem mais a ver com a sua idade e com a sua geração do
que você imagina.
Executivos da geração X e
anteriores tendem a optar por um tipo de construção distinto dos profissionais
da geração Y. É claro que não é algo tão engessado assim, mas as diferenças são
geralmente visíveis.
E embora os profissionais
mais jovens estejam mais identificados com o novo modelo, mais atrativo e com
mais recursos visuais, as duas gerações têm pontos fortes e fracos na hora de
elaborar suas apresentações. Confira:
Pontos Fortes da geração X
e anteriores
1. Conhecimento
aprofundado
“A geração X tem a questão
de ir atrás do conhecimento, porque antigamente se alguém queria entender
alguma coisa tinha que conversar com uma pessoa que soubesse ou se aprofundar
nos estudos”.
São pessoas que apresentam
conhecimento embasado e mais aprofundado sobre temas, o que reflete
positivamente na hora de elaborar uma apresentação.
2. Calma e segurança
O pensamento é mais
racional e a pressa é menor. Por isso, a dedicação com que os profissionais da
geração X trabalham uma apresentação traz segurança tanto na hora de elaborar o
material quanto no momento da apresentação.
Pontos fracos da geração X
e anteriores
1. Muito
texto, pouca imagem
Essa geração não tem muita
facilidade visual, usam e abusam dos bullet points. Ausência de recursos visuais pode deixar a
apresentação pesada e nada atrativa para quem a vê.
2. Pouca
abertura para novas ideias
Há um risco de achar que sabe tudo
sobre o tema. O excesso de segurança pode atrapalhar na hora de o profissional
se abrir para novas ideias. E na hora de transmitir este conhecimento, há o
perigo de nem sempre levar em consideração a bagagem dos ouvintes.
Pontos fortes da geração Y e futuras
1. Bagagem mais visual e criativa
É uma geração que sabe lidar
com a imagem e com a fotografia. Por isso, apostar em recursos visuais
definitivamente é um ponto forte das suas apresentações.
2. Agilidade
na hora de buscar conteúdo
O acesso à informação é
pleno. Os jovens da geração Y sabem onde encontrar o que precisam e não têm
dificuldade em lidar com as novas tecnologias. Já nasceram com essas ferramentas,
por isso a facilidade. A facilidade de encontrar conteúdo permite que os jovens
tenham maior poder de análise crítica. São pessoas que não acreditam em tudo
que elas veem.
Pontos fracos da geração Y e
futuras
1.
Superficialidade
É simples e rápido buscar e
encontrar textos, imagens, filmes, conteúdos para a apresentação. O desafio é
fazer a curadoria para extrair o que é relevante. O imediatismo dos jovens
atrapalha na hora de se aprofundar sobre os temas.
2. Excesso de informações desconectadas
Outro pecado cometido pela
geração Y na hora de organizar uma apresentação é o excesso de informações. É
tão fácil conseguir conteúdo que os profissionais podem cair nesta armadilha de
ir colocando conteúdo sem que ele esteja amarrado. O problema é transformar a
apresentação em um grande “Frankenstein” de conteúdo.
FONTE: Site Revista Exame
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