terça-feira, 21 de setembro de 2010

Gestor, Líder e Dirigente: O que faz a diferença?


O Gestor:

O gestor é aquela pessoa que ocupa uma posição formal na hierarquia da empresa. Isto é, ocupa um cargo de chefia e é responsável por outras pessoas.
Espera-se que um gestor seja eficiente na criação de bases para resultados empresarias sustentáveis. Contribuía significativamente para melhorar, de forma evolutiva e consistente, o desempenho da organização, mesmo que precise fazer uma mudança radical.


O Líder:

O líder é a pessoa que opera com a energia que mobiliza a empresa. Seu foco está nas dimensões mais emocionais da gestão: pessoas, lideranças e cultura.

Diferentemente do gestor, o líder é legitimado por seus liderados. Ele não existe sem liderados voluntários, portanto essa legitimação representa uma conquista. As pessoas seguem voluntariamente um líder quando se identificam com seus conceitos, aspirações e expectativas.

O eixo central da liderança é a capacidade de construir e sustentar esse tipo de relacionamento, que é interativo e envolve troca, influência e persuasão. Enfim, o poder do líder está em saber mobilizar as pessoas na direção de uma aspiração comum, trazendo significado para a vida delas.

O Dirigente:
O lugar do dirigente não está relacionado ao topo da hierarquia. Pessoas de qualquer nível hierárquico podem ser dirigentes na sua esfera de atuação, basta para isto, saber trabalhar integrando as tarefas com as relações e ter coragem de mudar o fluxo natural das coisas.
O dirigente não opera apenas na manutenção, na melhoria contínua. Nem mesmo na mudança radical seu foco é apenas estratégia, processos e estrutura. Tampouco está focado fundamentalmente na dimensão das pessoas, da liderança e da cultura. Ele vai além: reconhece o fluxo natural e o altera com coragem e determinação. Tem um propósito claro e uma visão de futuro que ilumina suas decisões e ações.



Fonte: Jornal Valor Econômico
Caderno: Eu & Carreira





Nenhum comentário:

Postar um comentário