segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

VIRGINIA WOOLF



 Se para você final de ano é sinônimo de sossego e tempo livre, um bom livro é um companheiro ideal para essas semanas cheias de feriados. Mas, se você é daquelas pessoas que aproveitam os feriados para viajar, o livro é um companheiro que transforma as horas dentro de um ônibus ou de avião, em momentos de puro deleite.  Férias na praia, no campo, em barraca ou hotel exigem a companhia de um livro. Portanto, aí vai uma sugestão.

O valor do Riso, de Virginia Woolf, é uma série de ensaios que agrada o paladar de quase todo mundo. São 28 ensaios, quase todos inéditos no Brasil, que vão desdobrando o mundo literário do início do século XX com paciência, habilidade e refinamento.

“Batendo pernas nas ruas: uma aventura em Londres”, é um adorável ensaio autobiográfico. Ele inicia assim:

Talvez ninguém nunca tenha sentido tanta paixão por um lápis. Mas há circunstâncias em que pode ser supremamente desejável possuir um; momentos em que nos dispomos a ter um objeto, tendo assim um objetivo, um pretexto para andar pela metade de Londres entre o chá e o jantar. Como um caçador de raposas caça para preservar a linhagem dos cavalos, e o golfista joga para que espaços abertos possam ser preservados da ação das construtoras, assim, quando o desejo de sair perambulando pelas ruas nos vence, o lápis bem que serve de pretexto, e levantamo-nos dizendo: “Realmente eu preciso comprar um lápis”, como se com essa desculpa por disfarce pudéssemos fruir com segurança do maior prazer da vida da cidade no inverno – perambular pelas ruas de Londres. Convém que a hora seja à tardinha e a estação o inverno, porque no inverno o brilho achampanhado do ar e a sociabilidade das ruas são por demais agradáveis. ...

Gostou? Então, não se esquece de por na bolsa ou na sua bag for traveling.

O valor do Riso
Virginia Woolf
Editora: COSACNAIF




Nenhum comentário:

Postar um comentário